Nossa intenção com este artigo é colocar o tijolo ecológico (bloco solo-cimento) em pauta e começar a detalhar melhor alguns temas que virão em outros artigos. Vamos começar!
Dada a crescente preocupação com nossos recursos naturais e com o meio ambiente, novas técnicas e tecnologias vem surgindo em diversas áreas ao longo das últimas décadas, na construção civil não tem sido diferente.
O Tijolo “ecológico”.
Uma dessas “novas” e crescentes técnicas (explicaremos o porquê deste “novas” em outro artigo) é a construção com tijolos ecológicos. Ela permite minimizar os impactos gerados na obra e consequentemente melhora nossa relação com a natureza e com o meio ambiente. Já o tijolo ecológico recebe esse nome por vários motivos, desde sua fabricação, que não envolve queima – logo menos árvores são destruídas e menos CO2 é jogado na atmosfera – até processo construtivo e suas etapas.
Construindo certo com tijolos ecológicos reduzimos e muito a quantidade de entulho gerado em uma obra [aqui cabe um dado, é difícil quantificar exatamente quanto entulho é gerado por uma obra, mas alguns pesquisadores e autores citam algo como 150kg/m² construído (Fonte: Tarcísio de Paula Pinto)].
Outra característica forte dos tijolos ecológicos são sua padronização e sua estética, isso nos permite deixar as paredes aparentes economizando recursos e materiais, realizando somente seu rejuntamento e impermeabilização. Além do benefício da menor quantidade de materiais quando deixamos as paredes aparentes, temos menos etapas na obra, menos peso sobre as fundações e não menos importante, mais economia, mas isso é assunto também para outro artigo.
Agora que já entendemos que o tijolo ecológico é um ótimo material e amigo do meio ambiente precisamos falar do outro lado, do seu projeto. Independente da técnica ou material, o seu projeto influência e muito nos impactos que a sua obra deixa no mundo. Ter um bom projeto é fundamental para qualquer sistema construtivo, mas no caso do tijolo ecológico isso pesa mais ainda por suas características de alvenaria estrutural.
Muito planejamento e diversas decisões devem ser tomados e resolvidas já no projeto para que nenhum problema seja levado para a obra e isso gere atrasos, dores de cabeça e aumente os custos da obra.
Em resumo o tijolo ecológico é ótimo material, padronizado, bonito e versátil, e a técnica de construção com tijolos ecológicos está muito acima das técnicas atuais, além de diminuir drasticamente os impactos da sua obra para o meio ambiente, mas nada disso funciona sem o devido planejamento, e isso só conseguimos com um bom projeto.