Tijolo ecológico
O Tijolo ecológico [bloco solo-cimento] funciona como alvenaria estrutural e modular
promovendo uma construção mais limpa, sustentável e racional.
Ainda tem dúvidas?
Confira algumas compiladas abaixo:
O tijolo ecológico é um bloco compactado feito a partir da mistura de solo, cimento e água que não passa pelo processo de queima.
Sua cura é hidráulica e ele é feito de maneira a permitir uma construção modular.
As principais diferenças entre o Tijolo ecológico e o tijolo comum (baiano) são suas formas (com o tijolo ecológico se assemelhando mais ao tijolo maciço), seus pesos e resistência, além de sua fabricação e cura que não exigem a queima.
Outra grande diferença é a maneira construtiva, por se tratar de um bloco modular e com características estruturais não precisamos de pilares e vigas como em uma construção tradicional.
Seu sistema construtivo necessita de todo um estudo, uma paginação assertiva, locação mais detalhada das infraestruturas etc. Isso tudo reduz a margem para erros e consequentemente gera economia.
Sim! Desde que se use um tijolo de qualidade e que atenda todas as normas de fabricação tendo o fabricante respeitado a resistência mínima estabelecida na NBR10836, bem como feito todos os ensaios necessários para garantir tal qualidade.
Além é claro de um bom projeto, bem pensado, calculado e detalhado.
Não, não é necessário que o profissional que irá executar a obra já tenha trabalhado com tijolos ecológicos.
Com um bom projeto, bem feito e detalhado pode-se facilmente interpretar e construir.
Profissionais que já tenham eventualmente trabalhado com algum tipo de alvenaria estrutural podem ter mais facilidades.
O tijolo ecológico é um material muito versátil e com ótimo acabamento, permitindo várias composições e tipologias, e sim podemos fazer casas alto padrão somente com tijolo ecológico ou aliando o tijolo com outros materiais e técnicas construtivas.
Sim! Não existe um limite exato estabelecido em norma, isso depende da qualidade do bloco, da sua resistência e da resistência do solo no local da obra, mas no geral até 3 pavimentos o bloco solo-cimento suporta bem, mais que isso necessita examinar cada caso em isolado.
Na maioria das vezes SIM!
Você pode financiar sua obra de tijolos ecológicos pela Caixa Econômica Federal, pois o tijolo ecológico é um material normatizado e que possui certificação pela ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas).
Contudo sempre orientamos os cliente para que antes de qualquer coisa converse com o representante Caixa da sua cidade.
Nós podemos lhe auxiliar nisso.
Sim, nós atendemos o Brasil inteiro. Nossos métodos aliados à tecnologia e a internet nos permitem elaborar projetos totalmente à distância com a mesma qualidade ou superior à projetos feitos de maneira presencial.
Isso depende muito da complexidade do projeto. Precisam ser analisados vários fatores, desde tamanho da edificação, quantos andares, onde está localizada etc. Entre em contato que vamos te ajudar com isso!
No geral sim, mas devemos considerar muitos fatores para isso, desde a proximidade do fornecedor dos tijolos, preços dos fretes, mão de obra envolvida, e claro UM BOM PROJETO.
Na internet achamos pessoas afirmando economias de 20% a 30% em relação à alvenaria comum, mas estes fatos precisam de uma análise mais criteriosa.
Sim, você pode deixar todos os tijolos da sua obra aparentes, ou realizar neles o acabamento que mais lhe agradar, desde reboco e pintura, até aplicação de cerâmicas etc.
Caso seus tijolos fiquem aparentes o recomendado é a reaplicação do impermeabilizante nos períodos indicados pelo fabricante (de 2 a 5 anos).
O mesmo tempo ou mais que uma casa convencional, lembre-se que o tijolo ecológico é mais resistente que o tijolo comum, então com as manutenções periódicas sua casa durará muitos anos.
Sim! Contudo sempre indicamos que o cliente compre os tijolos de fabricantes de confiança que realizem todos os ensaios periódicos.
Um bom tijolo é fundamental para uma casa segura e que dure por muitos anos.
Sim, assim como qualquer outro sistema construtivo de alvenarias estruturais o tijolo ecológico permite sim ampliações futuras.
Contudo sempre aconselhamos que estas sejam previstas desde o projeto inicial, um projeto de qualidade pode contemplar tal ampliação e fazer a mesma ter o mínimo impacto futuro.
Não! Esse é um dos erros mais comuns.
Eventualmente temos mudança de modulação, elementos que não necessariamente estão mostrados na primeira fiada e outros muitos fatores que devem ser analisados. Em nossos projetos gostamos de detalhar todas as fiadas que tem alguma especificidade.
Sim, nada impede, mas ter um projeto pensado desde o início em Tijolos Ecológicos é a garantia que tudo irá funcionar perfeitamente.
Infelizmente não.
Esse tipo de prática por nossa experiência tem se mostrado difícil e desvantajoso para o cliente, por isso optamos por não fazer.